A minha foto
Nome:
Localização: Barcelos, Minho, Portugal

Apetece-me espetar palavras. Sim, é esse o verbo. Apetece-me espetá-las com fúria só para dizer que escrevo com convicção. Não... Só para dizer que me liberto. Sim, é isso.

segunda-feira, agosto 29, 2005

Angústia

Tortura do pensar! Triste lamento!
Quem nos dera calar a sua voz!
Quem nos dera cá dentro, muito a sós,
Estrangular a hidra num momento!

E não se quer pensar!... e o pensamento
Sempre a morder-nos bem, dentro de nós...
Querer apagar no céu - ó sonho atroz!
O brilho duma estrela, com o vento!...

E não se apaga, não... nada se apaga!
Vem sempre rastejando como a vaga...
Vem sempre perguntando: «O que te resta?...»

Ah! não ser mais que o vago, o infinito!
Ser pedaço de gelo, ser granito,
Ser rugido de tigre na floresta!

[Florbela Espanca - Livro de Mágoas]

7 Comentários:

Blogger Perséfone comentou...

Florbela anda em alta aqui ^^
então eu continuo:

"À tua porta há um pinheiro manso
De cabeça pendida, a meditar,
Amor! Sou eu, talvez, a contemplar
Os doce sete palmos do descanso.

Sou eu que para ti agito o lanço,
Como um grito, meus ramos pelo ar,
Sou eu que estendo os braços a chamar
Meu sonho que se esvai e não alcanço.

Eu que do sol filtro os ruivos brilhos
Sobre as loiras cabeças dos teus filhos
Quando o meio-dia tomba sobre a serra...

E, à noite, a sua voz dolente e vaga
É o soluço da minha alma em chaga:
Raiz morta de sede sob a terra!"

^^

29 agosto, 2005 21:17  
Blogger SweetSerenity comentou...

"Quero o silêncio
Quero não ser eu
Quero não ter que pensar"

Realmente é um desejo bem comum. É realmente uma tortura o pensar, faz doer a cabeça e a alma. Pesa.

Gostei muito deste poema.
Não conhecia, como não conheço a maior parte da poesia de Florbela Espanca.

Beijinho*

29 agosto, 2005 21:55  
Blogger SweetSerenity comentou...

P.S. Vera, escusas de deixar o poema apenas no comentário. Estás à vontade para fazer um post, como é óbvio.

29 agosto, 2005 21:57  
Blogger Conceição Paulino comentou...

smp o infinito, a sua sede, em Florbela. Bjs e ;)

04 setembro, 2005 22:41  
Blogger osimachina comentou...

mais uma vez... uma boa escolha!!

voltarei*

05 setembro, 2005 22:32  
Blogger Conceição Paulino comentou...

e por onde andam vocês? Bjs e ;)

07 setembro, 2005 11:45  
Blogger Conceição Paulino comentou...

URGENTE: p.f. passa lá por casa, há uma petição reclamando por assinaturas. Bjs e ;)

08 setembro, 2005 12:54  

Enviar um comentário

<< Início